Clero com ligações a Moscovo resiste a expulsão de mosteiro ucraniano

As imagens mostram os crentes a impedir as autoridades ucranianas de entrar no mosteiro.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Roman Pilipey/Getty Images

Notícias ao Minuto
31/03/2023 09:17 ‧ 31/03/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

Membros da Igreja Ortodoxa da Ucrânia protestaram, na quinta-feira, contra a sua expulsão do Kyiv Pechersk Lavra, também conhecido como se tratando do Mosteiro de Kyiv.

As imagens do momento - que pode ver na galeria acima - mostram os crentes a impedir as autoridades ucranianas de entrar no mosteiro, com o intuito de concretizarem a expulsão.

O protesto surge depois da Igreja Ortodoxa Ucraniana, uma das duas igrejas ortodoxas orientais da Ucrânia e que apresenta, também, ligações a Moscovo, ter sido obrigada a abandonar o Mosteiro até esta quarta-feira - na sequência do maior escrutínio das autoridades ucranianas motivado pela invasão russa.

Porém, facto é que alguns clérigos e membros da igreja resistiram à expulsão, insistindo que a igreja já não está sob a jurisdição eclesiástica da Igreja Ortodoxa Russa.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também: Kharkiv, Zaporíjia e Izium debaixo de fogo russo durante a noite

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas