O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recusou, esta segunda-feira, falar sobre a explosão que, ontem, matou o blogger pró-Kremlin Vladlen Tatarsky, em São Petersburgo.
"Sobre São Petersburgo. Não estou a pensar no que está a acontecer em São Petersburgo ou em Moscovo. Eles têm que pensar. A Rússia tem que pensar nas suas cidades. Estou a pensar no nosso país [Ucrânia] e nas nossas cidades", disse Zelensky, durante uma visita pela zona norte de Chernihiv, segundo cita a CNN Internacional.
Recorde-se que as autoridades russas confirmaram, esta segunda-feira, que detiveram a suspeita da explosão, identificada como Daria Trepova. O ataque ocorreu num café em São Petersburgo, no domingo.
A agência RIA, que cita o Ministério da Saúde da Rússia, revelou que o número de feridos na sequência da explosão aumentou de 25 para 32.
As autoridades antiterrorismo da Rússia dizem que os serviços de inteligência da Ucrânia, em colaboração com "agentes" da Fundação Anticorrupção, do opositor Alexei Navalny, estão por trás da explosão que, este domingo, matou o blogger russo pró-Kremlin Vladlen Tatarsky. Por sua vez, o porta-voz do Kremlin descreveu o ataque como um "ato terrorista".
No domingo, numa declaração publicada na rede social Twitter, Mykhailo Podoliak, conselheiro presidencial da Ucrânia, negou qualquer envolvimento de Kyiv no atentado, sublinhando acreditar tratar-se de um ato de "terrorismo interno" face às rivalidades prevalecentes dentro do regime russo.
Leia Também: O que se sabe sobre Darya Tryopova, detida pelo ataque que matou blogger?