Desfile do 'Dia da Vitória' cancelado na Crimeia por razões de segurança
Em causa está uma data que se celebra a 9 de maio e assinala o dia da capitulação da Alemanha nazi, em 1945.
© Reuters
Mundo Guerra na Ucrânia
O governador da Crimeia, Sergei Arksyonov, revelou, esta quinta-feira, que não serão realizados quaisquer desfiles referentes ao ‘Dia da Vitória’, que se celebra a 9 de maio e assinala o dia da capitulação da Alemanha nazi, em 1945. Em causa, segundo o responsável, estão “razões de segurança”.
“Apesar do cancelamento de eventos festivos, os nossos veteranos não ficarão sem atenção. Representantes das autoridades locais com certeza irão visitá-los e parabenizá-los pelo Dia da Vitória”, escreveu na plataforma Telegram.
O anúncio surge no mesmo dia em que foram divulgadas imagens de satélite, analisadas pela televisão Al Jazeera, que mostram que a Rússia tem estado a fortificar a península da Crimeia, que anexou em 2014, antecipando uma possível ofensiva ucraniana para a reconquistar.
As imagens mostram que, entre fevereiro e março, a fronteira da Crimeia e as áreas circundantes foram transformadas numa "barreira fortificada antes de uma esperada contraofensiva de primavera pelas forças ucranianas".
"Em particular, uma extensa rede de trincheiras e defesas foi construída e estende-se agora através das aldeias fronteiriças da Crimeia", disse a cadeia televisiva com sede no Qatar.
No mesmo período, a Rússia também construiu e expandiu várias bases militares na região, segundo as imagens de satélite fornecidas pela empresa norte-americana Planet.com.
Leia Também: Imagens de satélite mostram preparativos russos para defender Crimeia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com