Um recluso protestou durante cerca de 12h em cima do telhado de uma das maiores prisões de alta segurança do Reino Unido.
O alerta foi dado por volta das 16h30 locais, em Manchester, a mesma hora do que em Lisboa. De acordo com a BBC, este protesto terminou já na madrugada desta quinta-feira, por volta das 4h15.
Segundo as autoridades chamadas ao local, o homem “desceu voluntariamente do telhado”, e deu novamente entrada no estabelecimento prisional.
Durante esta jornada de 12h enquanto havia autoridades e recluso falavam e chegavam a um acordo, foi pedido que as pessoas não se dirigissem para as imediações enquanto os especialistas tentavam negociar com o prisioneiro.
Um porta-voz dos serviços prisionais disse à BBC que tinha sido aberta uma investigação sobre o que se passou. “O incidente foi resolvido e a ação do recluso terá consequências, dado que perturbações em prisões não são toleradas”, acrescentou o responsável à publicação britânica.
O estabelecimento prisional em questão tem a capacidade para 1.200 reclusos e foi reconstruída depois dos tumultos da década de 90, que ocorreram lá. O estabelecimento, que se chamava Strangeways, foi palco de protestos de prisioneiros durante 25 dias. Foi a maior revolta de prisioneiros na história do país. Os protestos deram-se entre 1 a 25 de abril, tendo os últimos prisioneiros sido retirados do telhado.
Esta não é a primeira vez que um recluso protesta no telhado na última década. Em 2015, um prisioneiro subiu ao telhado para protestar contra as condições no estabelecimento.
Leia Também: Paul foi o único passageiro de um voo entre Faro e Belfast. Era o "rei"