Um casal foi considerado culpado do homicídio do filho bebé, no dia de Natal, em Derbyshire, Inglaterra, num assassinato considerado "selvagem e brutal".
Stephen Boden, de 30 anos, e Shannon Marsden, de 22, queimaram e espancaram a criança "em atos repetidos de violência severa" dias antes da sua morte.
Ambos foram condenados, esta sexta-feira, após um julgamento de cinco semanas no tribunal de Derby Crown.
Finley Boden, de 10 meses, tinha 71 hematomas no corpo e 57 fraturas, muitas delas infligidas nas suas últimas horas de vida. Segundo o tribunal, a pélvis do menino foi partida em dois locais e este sofreu também duas queimaduras na mão esquerda - uma "de uma superfície quente e plana", a outra provavelmente "de uma chama de isqueiro". Sofreu também uma paragem cardíaca.
Os paramédicos foram chamados às 2h33 do dia de Natal e o bebé foi levado para o hospital, mas foi declarado morto às 3h45.
Apenas algumas horas após a morte do filho, Boden foi ouvido no hospital a comentar com Marsden que planeava vender o carrinho de bebé no eBay. Mais tarde, alegou à polícia que só disse isso num esforço por "aliviar o clima".
Mais tarde, ao visitar o corpo de Finley na capela do hospital, a 11 de janeiro de 2021, Marsden afirmou que tinha sido o pai do menino a espancá-lo até à morte: "Eu não o protegi."
Em tribunal, os pais negaram o assassinato, duas acusações de crueldade infantil e duas acusações por causarem ou permitirem a morte de uma criança. Quando o veredito foi proferido, não expressaram qualquer reação.
A sentença será conhecida mais tarde.
O bebé morreu durante o confinamento devido à Covid-19, no inverno de 2020, apenas 39 dias depois de ter sido entregue de volta aos cuidados dos pais, de quem tinha sido afastado logo após nascer, em fevereiro.
Apesar dos assistentes sociais de Derbyshire terem pedido uma transição mais longa, Finley foi devolvido ao casal em dezembro.
As fotos da habitação onde o casal vivia com a criança, reveladas pela Sky News, mostram lixo espalhado pela casa e louça suja acumulada na cozinha.
Leia Também: Mulher detida após bebé ser encontrada morta num aterro em Inglaterra