Os filhos podem transformar-nos e, no caso de David Murphy, de 47 anos, foi exatamente isso que aconteceu. Com mais de 181 quilos, o homem decidiu mudar a sua vida: tudo porque viu a deceção no rosto da filha, quando esta tinha apenas quatro anos.
À Fox News, o homem explicou que ganhou muito peso na sequência de um ataque em 1994, no qual foi esfaqueado 13 vezes, por três homens.
A recuperação foi demorada e o homem admite que usou o ataque como uma "desculpa para ser preguiçoso".
"Ao longo dos anos, comi muito, bebi muito e ganhei muito peso", contou, revelando que a situação só piorou nas duas décadas seguintes, tendo ganhado mais de 90 quilos, e sofrido muito devido a um transtorno de stress pós-traumático.
"Eu escondi durante quase 25 anos - de amigos, família (...). E então ela apareceu", lembrou, referindo-se ao nascimento da filha, Chloe, em 2014.
Na altura, David sentiu que devia mudar a sua vida e chegou a inscrever-se num ginásio, contudo, face aos comentários que ouviu, a sua ansiedade incapacitante rapidamente o fez desistir. Passaram quatro anos e, em 2018, veio o momento que mudaria tudo.
David saía com Chloe de um parque, quando a menina pediu que ambos corressem até casa.
"Eu disse: 'Desculpa, querida, tu sabes que o pai não pode correr', e o olhar não foi apenas de tristeza, mas de deceção. Nunca vou esquecer. Isso acendeu um fogo em mim", contou.
Nas redes sociais, David prometeu que iria perder cerca de 45 quilos num ano e prometeu doar 1 libra por cada quilo para uma instituição de caridade que ajuda veteranos e socorristas com transtorno de stress pós-traumático.
Além de uma alimentação mais saudável, David começou a praticar boxe e deixou de beber álcool. No total, o homem perdeu mais de 77 quilos e ganhou um transtorno controlado.
"Agora, corremos o tempo todo e ela está a sorrir o tempo todo", disse sobre a filha.
Após atingir a meta inicial de 45 quilos, outras pessoas começaram a igualar a sua doação e, no total, o dinheiro doado transformou-se em mais de 20 mil libras para instituições de caridade.
O homem recorre às redes sociais para partilhar esta jornada e admite que Chloe ainda é a sua motivação.
"Às vezes, costumava sentar-me e perguntar-me qual era o meu propósito. E então olho para ela e isso fica bem claro", rematou.
Five years ago my daughter who was four years old wanted to race home from the playground. At almost 400lbs and half a muscle in my left leg from an incident I said "I'm sorry you know Dad can't run"
— DaveMurNQ (@DaveMurYYC) April 3, 2023
The look of sadness lit a fire in me like never before.
Today I've lost… pic.twitter.com/kCFaMNrsmi
Leia Também: Mulher admite que defraudou vítima do Holocausto em milhões de euros