Lula? "Brasil está a papaguear a propaganda russa e chinesa", dizem EUA

Casa Branca diz que mensagem do presidente do Brasil sobre a guerra na Ucrânia é "profundamente problemática".

Notícia

© Al Drago/Bloomberg via Getty Images

Notícias ao Minuto
17/04/2023 23:51 ‧ 17/04/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Casa Branca

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, deixou duras críticas ao Brasil, esta segunda-feira, depois das mais recentes declarações do presidente brasileiro, Lula da Silva, sobre a guerra na Ucrânia.

"Neste caso, o Brasil está a papaguear a propaganda russa e chinesa sem observar os factos em absoluto", disse John Kirby, em declarações aos jornalistas.

Em causa está o facto de, no sábado, no final de uma visita à China, Lula da Silva ter afirmado que os EUA devem parar de "encorajar a guerra" na Ucrânia e a União Europeia deve "começar a falar de paz".

 "Os Estados Unidos devem parar de encorajar a guerra e começar a falar de paz, a União Europeia deve começar a falar de paz", disse Lula. 

Para a Casa Branca, a mensagem do presidente brasileiro sobre a guerra é "profundamente problemática", reforçando que Washington não tem "nenhuma objeção a qualquer país que queira tentar pôr fim à guerra". 

"Obviamente queremos que a guerra acabe", disse Kirby. "Isso poderia acontecer agora, hoje, se o senhor Putin parasse de atacar a Ucrânia e retirasse as suas tropas", acrescentou ainda.

"Os comentários mais recentes do Brasil de que a Ucrânia deveria considerar ceder formalmente a Crimeia como uma concessão de paz são simplesmente equivocados, especialmente para um país como o Brasil que votou para defender os princípios de soberania e integridade territorial (na ONU)", rematou o porta-voz da Casa Branca.

Leia Também: Convite a Lula da Silva? "Não me arrependi coisa nenhuma"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas