Parlamento do Kuwait dissolvido de novo em plena crise política
O emir do Kuwait dissolveu o parlamento na segunda-feira e convocou novas eleições legislativas no rico estado do Golfo, mergulhado há vários anos numa crise entre os poderes executivo e legislativo.
© Reuters
Mundo Kuwait
"De acordo com a Constituição, decidimos dissolver a Assembleia Nacional de 2020, reinstituída pela decisão do Tribunal Constitucional", disse o príncipe herdeiro Mechaal al Ahmad al Jaber al Sabah, que leu um discurso do emir.
Este último, Nawaf al Ahmad al Sabah, de 85 anos, continua à margem da vida política em favor do príncipe herdeiro.
Em março, o Tribunal Constitucional invalidou as eleições legislativas do ano passado, ganhas pela oposição, e forçou a reintegração da anterior legislatura de 2020, num novo episódio da crise política que está a paralisar o país, um dos principais exportadores de petróleo do mundo.
O executivo decidiu "deixar [a decisão] ao povo através de novas eleições no próximo período", acrescentou Al Sabah no discurso, transmitido na televisão estatal.
A 09 de abril, o príncipe herdeiro e primeiro-ministro formou o sétimo governo do Kuwait em três anos, na sequência da renúncia do anterior executivo, no início do ano, apenas três meses depois de ter sido empossado.
A instabilidade política do Kuwait diminuiu o apetite dos investidores e dificultou as reformas neste país, que é rico mas que está a lutar para diversificar a economia como o fizeram os poderosos vizinhos da Arábia Saudita, do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos.
O Kuwait, governado desde a independência, em 1961, pela família real Al Sabah, é a única entre as monarquias árabes do Golfo Pérsico que tem um Parlamento eleito democraticamente, sendo conhecido pelas tensões entre o executivo e o legislativo.
Desde a independência, o país já teve mais de 40 governos devido a confrontos e acusações mútuas de impasse político entre o poder e o Parlamento, dominado pela oposição.
Leia Também: Kuwait anunciou hoje o seu quarto executivo em menos de um ano
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com