Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 100 pessoas detidas acusadas de terrorismo na Turquia

Pelo menos 110 pessoas foram detidas hoje na Turquia no âmbito de uma operação "antiterrorista" contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), segundo uma fonte policial citada pela AFP.

Mais de 100 pessoas detidas acusadas de terrorismo na Turquia
Notícias ao Minuto

09:14 - 25/04/23 por Lusa

Mundo Turquia

A operação, que acontece a três semanas de eleições decisivas na Turquia, decorreu em 21 províncias do país incluindo a de Diyarbakir, de maioria curda.

Questionada pela AFP, a associação dos advogados de Diyarbakir referiu que "o número total de detenções pode chegar a 150", incluindo pelo menos "20 advogados, cinco jornalistas, três atores de teatro e um político".

Segundo esta associação, os advogados estão proibidos de efetuar qualquer contacto com os seus clientes durante 24 horas.

"Foram revistadas casas de muitas pessoas, entre jornalistas, advogados e dirigentes de ONG, às primeiras horas da manha", referiu, por seu lado a Organização Não Governamental (ONG) de defesa das liberdades MLSA.

As eleições presidenciais e legislativas na Turquia realizam-se em 14 de maio e serão decisivas para a manutenção, ou não, do Presidente Recep Tayip Erdogan e do seu partido AKP, no poder há duas décadas.

A oposição apresenta uma frente unida de seis partidos que tem um único candidato à Presidência, Kemal Kiliçdaroglu, apoiado pelo partido esquerdista e pró-curdo HDP.

Leia Também: Cientistas antecipam onde pode ocorrer novo sismo na Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório