Mais de 100 golfinhos morreram ao longo da costa da Crimeia durante o mês de abril, denunciou esta segunda-feira o chefe do departamento de pesquisa do Parque Nacional dos Estuários de Tuzly.
Ivan Rusev afirmou que as atividades de submarinos e barcos russos no Mar Negro foram o "principal fator" responsável pelas mortes dos animais.
Os golfinhos foram encontrados "nas baías de Sevastopol e outras costas da Crimeia e não muito longe de Novorossiysk, Sochi, Gelendzhik, Anapa".
Os animais - cuja maioria eram da espécie roaz - sofreram "contusões", com sintomas "supostamente provocados por sonar militar".
Rusev considerou que o número real de mortes de golfinhos será muito maior, podendo chegar a mais de 1.000.
"Eu sou a voz da natureza sem voz, e eu, tal como muitos dos meus colegas e amigos na Ucrânia e no estrangeiro, lutarei tanto pela natureza como pelo meu país, a Ucrânia, até ao fim vitorioso. A Ucrânia definitivamente vai renascer", salientou o especialista.
Confira as imagens dos golfinhos na publicação abaixo:
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Leia Também: Doze golfinhos encontrados mortos em praia no Brasil. Ingeriram lixo