Rússia diz ter abatido dois mísseis balísticos na Crimeia anexada

As autoridades russas disseram hoje que dois mísseis balísticos ucranianos foram abatidos sobre a Crimeia anexada, um evento raro e quando se tem anunciado uma contraofensiva iminente das forças ucranianas.

Notícia

© Reuters

Lusa
06/05/2023 17:59 ‧ 06/05/2023 por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

"As defesas antiaéreas derrubaram sobre a República da Crimeia um míssil balístico disparado de um sistema ucraniano Grom-2. Não houve destruição ou baixas", disse Serguei Aksionov, chefe do governo russo na Crimeia anexada, na sua conta da rede social Telegram.

Um dos conselheiros das autoridades russas na Crimeia, Oleg Kryuchkov, acrescentou posteriormente que um segundo míssil Grom-2 tinha sido também abatido.

Segundo a agência de notícias estatal russa TASS, esta é apenas a segunda vez que o uso de mísseis balísticos Grom ucranianos foi reportado pelas autoridades na Crimeia, após um primeiro relatório no mês passado.

Desde o verão de 2022, a Crimeia - que foi anexada por Moscovo em 2014 - tem sido regularmente atingida por explosões e ataques de 'drones' aéreos e marítimos.

No final de abril, um ataque de aviões não tripulados provocou um incêndio num depósito de petróleo em Sevastopol, na Crimeia, porto que serve de base para a frota russa do Mar Negro.

Este novo anúncio de ataque com mísseis ocorre quando se multiplicam ataques na Rússia, por vezes distantes da Ucrânia, sem que os seus autores tenham sido claramente identificados.

O Kremlin tem atribuído a responsabilidade a vários desses ataques a Kyiv, que nega as acusações.

Leia Também: Rússia anuncia fim das obras de reconstrução da ponte da Crimeia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas