Há várias semanas que vários territórios espanhóis não veem um pingo de chuva. E se abril é sinónimo de "águas mil", tal não aconteceu este ano.
Contudo, se os problemas de seca preocupam cada vez mais o país vizinho, eis que o mês de maio promete mudanças.
Esta é, pelo menos, a previsão do já famoso Jorge Rey, um jovem espanhol aficionado pelo tema da meteorologia.
Na última publicação no seu canal de Youtube, onde já é bastante popular, o jovem prevê uma mudança no tempo graças aos movimentos das formigas.
Os animais são sensíveis às alterações climáticas, especialmente as formigas, que podem detetar alterações atmosféricas subtis com as suas antenas. A previsão das formigas é um método tradicional, não científico, baseado na observação.
Acontece que quando as formigas mudam os seus ninhos para uma altitude mais elevada ou com materiais diferentes, é um sinal de que vai chover.
É com base neste conhecimento que o jovem prevê que, no espaço de alguns dias, virão "tempestades atlânticas para a Península Ibérica", afirmou. O jovem antecipa-se aos especialistas na matéria e garante que a chuva vai chegar ao país vizinho para "acabar com a seca".
As previsões de Jorge, já conhecidas entre os meios espanhóis, são partilhadas pelo El Mundo e pelo El Periodico, que indicam que as previsões do jovem trazem alento a um país que anseia pela chegada da chuva.
Leia Também: Ministério da Agricultura reconhece que seca afeta 40% do país