O desfile militar do Dia da Vitória em Moscovo, celebrado esta terça-feira, é uma das datas mais importantes do calendário da Rússia. Este ano foi reduzido por questões de segurança devido ao momento de alta tensão que está a ser vivido entre Moscovo e Kyiv, com acusações mútuas de ataques aéreos.
A Rússia costuma mostrar o seu poderio militar com o desfile de vários tipos de veículos, contudo, hoje apenas se viu um tanque - que se acredita ser um T-34 soviético - a entrar na Praça Vermelha, conforme mostrou, numa publicação no Twitter, a parlamentar ucraniana Inna Sovsun.
Com grandes perdas na guerra na Ucrânia, a quantidade de equipamento militar em exibição foi abaixo do esperado em comparação com os últimos anos, nos quais os desfiles militares do Dia da Vitória russa eram compostos por uma vasta frota de tanques a avançar pela Praça Vermelha de Moscovo numa demonstração de força militar.
Russia's Victory Day parade, showcasing their impressive military prowess with...a tank from the Cold War times? Second biggest army in the world, they said? pic.twitter.com/TPM1NW1bpJ
— Inna Sovsun (@InnaSovsun) May 9, 2023
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, foram exibidos hoje 125 equipamentos militares, incluindo os tanques T-90; T-72 e T-14, além de peças de artilharia, baterias antiaéreas e mísseis de cruzeiro.
De recordar que a habitual marcha do 'Regimento Imortal', como é conhecido na Rússia, foi cancelada por "receio de atos terroristas de Kyiv".
Numa decisão sem precedentes, a Praça Vermelha foi encerrada há duas semanas, mesmo antes do alegado ataque com aparelhos aéreos não tripulados (drones) contra o Kremlin que as autoridades russas atribuíram à Ucrânia.
Várias paradas militares em mais de duas dezenas de cidades da zona oeste da Rússia foram canceladas pelos mesmos motivos, assim como nos Urais e na Sibéria e na Península da Crimeia, território ucraniano anexado por Moscovo na invasão de 2014.
Contudo, segundo o Ministério da Defesa da Rússia, desfilaram hoje no centro de Moscovo, 10 mil soldados e foram exibidos 125 equipamentos militares, incluindo os tanques T-90; T-72 e T-14, além de peças de artilharia, baterias antiaéreas e mísseis de cruzeiro, como pode ver na galeria de imagens acima.
A Rússia assinala esta terça-feira o Dia da Vitória em segurança máxima, devido ao momento de alta tensão que está a ser vivido entre Moscovo e Kyiv, com acusações mútuas de ataques aéreos.
O Dia da Vitória, que celebra a derrota da Alemanha nazi em 1945, colocando fim à Segunda Guerra Mundial na Europa, tem o centro das comemorações em Moscovo, com um desfile militar na Praça Vermelha, cujo acesso está fechado há vários dias, mas em pelo menos noutras 21 cidades russas, ou regiões ocupadas na Ucrânia, as paradas foram canceladas.
Nos países sob influência da antiga União Soviética, a partir de 1967, o Dia da Vitória começou a ser comemorado nos dias 09 de maio, referindo-se ao dia da capitulação das forças nazis perante as tropas soviéticas, e passou a ser considerado um dia feriado.
Leia Também: Marcha do Dia da Vitória começou em Moscovo na presença de Putin