Equipas de resgate encontraram com vida quatro crianças indígenas que estavam perdidas há 17 dias na Amazónia colombiana, na sequência de um acidente de aviação, informou o presidente Gustavo Petro, nesta quarta-feira.
"Após árduas buscas por parte das nossas Forças Armadas, encontramos com vida as quatro crianças desaparecidas devido à queda da avioneta em Guaviare. Uma alegria para o país", disse o chefe de Estado colombiano numa mensagem publicada no Twitter.
Os menores têm, respetivamente, 13, 9 e 4 anos de idade, contando-se ainda um bebé de 11 meses. Segundo avançaram as próprias Forças Armadas colombianas em comunicado, estavam destacados nesta missão de resgate mais de 100 elementos, "juntamente com 3 canídeos treinados em busca e rastreamento", apoiados por cidadãos indígenas locais.
O esforço para encontrar estas crianças ganhou novo fôlego após as forças militares terem encontrado abrigos improvisados, o que indicaria a existência de sobreviventes da queda de uma avioneta, a 1 de maio, na qual seguiam sete pessoas.
Entre segunda e terça-feira, avançou a AFP, os militares encontraram, ainda, os corpos do piloto e de dois adultos que viajavam na mesma aeronave, que tinha como destino a cidade de San José del Guaviare.
Después de arduas labores de búsqueda de nuestras Fuerzas Militares, hemos encontrado con vida a los 4 niños que habían desaparecido por el accidente aéreo en Guaviare. Una alegría para el país.
— Gustavo Petro (@petrogustavo) May 17, 2023
[Notícia atualizada às 23h00]
Leia Também: Brasil começa a preparar cimeira para discutir a preservação da Amazónia