Pelo menos dez pessoas ficaram feridas devido aos ventos fortes trazidos pela tempestade tropical Mawar, no Japão, esta sexta-feira, avança a emissora NHK.
Os feridos são sobretudo pessoas idosas.
Centenas de milhares de residentes já tiveram instruções para sair das suas casas devido à passagem da tempestade, que está a causar chuvas torrenciais, especialmente no centro e oeste do país.
Às 10h, hora local, havia alertas de tempestade com rajadas de vento no leste de Miyagi e parte de Fukushima. Também há diversas províncias sob alerta devido ao risco de inundações ou deslizamentos de terra.
A Agência de Meteorologia do Japão tem estado a atualizar frequentemente os boletins e, nas 24 horas, preveem chuvas de até 250 milímetros na região de Tokai, 200 milímetros em Kantokoshin, 150 milímetros em Shikoku e nas Ilhas Izu, e 100 milímetros em Kinki.
Enquanto isso, a tempestade tropical Mawar está a mover-se para leste sobre o mar, ao largo da ilha Amami, na província de Kagoshima.
Embora as fortes chuvas de verão não sejam incomuns no Japão, junho é excepcionalmente cedo para uma tempestade deste tipo atingir as ilhas.
Leia Também: Chuva e granizo provocaram inundações em Bragança e Vila Real. Há vídeos