Exército do Burkina Faso diz ter matado 50 terroristas após emboscada

O exército do Burkina Faso anunciou ter "neutralizado" 50 alegados terroristas, após ter sofrido uma "emboscada complexa" nos arredores da cidade de Tibou, na província de Loroum (norte), num contexto de aumento da insegurança nesta região nos últimos anos.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
02/06/2023 14:28 ‧ 02/06/2023 por Lusa

Mundo

Burkina Faso

As forças armadas burquinabês referiram em comunicado que o ataque foi lançado por cerca de uma centena de "terroristas" contra unidades militares "que escoltavam um comboio de abastecimentos destinados à população de Titao".

"A reação rápida e firme fez com que os terroristas se dispersassem e sofressem pesadas perdas", afirmam, antes de confirmarem a morte de dois civis que estavam no comboio escoltado pelo exército. "Oito pessoas ficaram feridas", acrescentaram.

O Burkina Faso, governado por uma junta militar desde o golpe de Estado de janeiro de 2022 contra o presidente de então, Roch Marc Christian Kaboré, tem vivido uma insegurança crescente desde 2015.

A junta militar no poder é agora chefiada por Ibrahim Traoré, que organizou uma revolta em setembro último considerada como um "golpe palaciano" contra o então líder, Paul-Henri Sandaogo Damiba.

Os contínuos ataques perpetrados no país por afiliados dos grupos terroristas Al-Qaida e Estado Islâmico na região também contribuíram para o aumento da violência intercomunitária e levaram ao florescimento de grupos de autodefesa, aos quais o governo do Burkina Faso juntou "voluntários".

A deterioração da situação de segurança conduziu a uma vaga de deslocados internos e de refugiados para outros países da região.

Leia Também: Burkina Faso tem a crise de deslocados mais negligenciada do mundo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas