"Estado terrorista". Pelo menos 20 feridos em explosão perto de Dnipro

O governador da região, Serhiy Lysak, deu conta de que cinco crianças estão entre os feridos.

NotíciaVídeo

© Instagram / Volodymyr Zelensky

Notícias ao Minuto
03/06/2023 23:15 ‧ 03/06/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Ucrânia/Rússia

Uma explosão nos arredores da cidade ucraniana de Dnipro feriu pelo menos 20 pessoas este sábado, após ter atingido edifícios residenciais. Segundo as autoridades locais, citadas pela Reuters, existem ainda pessoas debaixo dos escombros.

Os serviços de emergência estiveram no local, na cidade de Pidhorodnenska, a norte de Dnipro, e retiraram já um homem dos escombros. Entre os feridos estão, nomeadamente, cinco crianças.

Relatos que estão a circular nas redes sociais dão conta de que a explosão foi causada por um míssil russo e que um edifício dos serviços de emergência também foi atingido.

As autoridades ucranianas não confirmaram até agora, no entanto, que se tratou de um ataque com míssil.

O ataque motivou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a partilhar nas redes sociais imagens do 'depois' do incidente (que pode ver acima) - e em que se vê as equipas de resgate a trabalhar no terreno, no meio dos escombros e das chamas.

Com elas, vinha uma mensagem: "Mais uma vez, a Rússia prova que é um Estado terrorista. Os russos assumirão a responsabilidade por tudo o que for cometido contra o nosso Estado e o nosso povo".

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 15 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates. Isto apesar de o Kremlin continuar a negar visar civis com os seus ataques.

Leia Também: Ucrânia: Kremlin afasta mediação da França por apoiar Kiev

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas