A agência espanhola Efe corrigiu o número de vítimas mortais e de feridos, depois de ter noticiado duas mortes e ferimentos em duas pessoas.
A polícia abriu uma investigação preliminar por homicídio e tentativa de homicídio.
O tiroteio ocorreu num centro comercial de Farsta, um distrito da periferia sul da capital sueca.
O adolescente morto foi atingido por vários disparos. Os feridos foram transportados de helicóptero para hospitais próximos.
Uma das pessoas feridas é outro adolescente com a mesma idade. Outras duas pessoas, de 40 e de 65 anos, sofreram ferimentos de bala nas imediações do centro comercial, uma delas numa igreja e outra num espaço ao ar livre.
Tudo aconteceu ao final da tarde de sábado e, segundo relatos de testemunhas presenciais, tratou-se de um tiroteio massivo.
Geraram-se cenas de pânico entre famílias que se encontravam no centro comercial e nos arredores, com pessoas a correrem para se refugiarem numa estação de metro próxima.
Imediatamente depois, foi vedada a zona, enquanto se iniciou uma perseguição policial, com intervenção de vários veículos policiais, até à interceção, aproximadamente uma hora depois, de um carro que circulava a alta velocidade, no qual viajavam os dois suspeitos.
Os detidos são homens com cerca de 20 anos. O automóvel em que seguiam foi apreendido e será submetido a perícia técnica.
A crescente delinquência e as ações de bandos ou clãs criminosos estão entre as maiores preocupações dos cidadãos suecos.
Este ano, ocorreram já na Suécia 144 tiroteios, 52 dos quais em Estocolmo ou nos arredores, de acordo com a imprensa sueca.
Leia Também: Suécia vai permitir tropas da NATO no país antes de entrar na Aliança