Uma das crianças que esteve desaparecida 40 dias na Amazónia colombiana fez, no domingo, um desenho de um cão que participou nas buscas, e que está agora desaparecido.
O desenho de Lesly, de 13 anos, mostra uma árvore, flores amarelas, um rio e o cão, Wilson, e foi entregue ao Comandante das Forças Armadas, Helder Fernan Giraldo Bonilla, enquanto este as visitava e percebia qual era o estado de saúde das crianças, no hospital de Bogotá. As crianças foram encontradas no sábado, desidratadas e com ferimentos leves nos pés. Os quatro desaparecidos são indígenas uitoto e têm 1, 4, 9 e 13 anos.
O cão é um pastor belga, de 6 anos, que participava nas buscas no âmbito da denominada 'Operação Esperança', na qual as quatro crianças estavam desparecidas após a queda de um avião. O animal ajudou a localizar a aeronave e os corpos de três adultos que morreram no acidente.
Onde está Wilson? O milagre da vida insiste, persiste e teima em se afirmar: as quatro crianças foram resgatadas com vida, após 40 dias na Amazônia colombiana, e levadas ao Hospital Militar de Bogotá. Mas o cão Wilson, parte fundamental no resgate, está desaparecido+ pic.twitter.com/kBWCPF5d9g
— Chico Alencar ️ (@depchicoalencar) June 10, 2023
O exército colombiano informou, de acordo com as publicações internacionais, que as pegadas no animal foram encontradas perto de marcas que poderiam ser das crianças. No entanto, no momento do resgate, o animal já estava ausente. A mesma fonte disse que, apesar de a operação ter sido criada para o resgate das crianças, só terminará quando o cão for encontrado.
MUNDO: Crianças resgatadas na Colômbia após acidente de avião fazem desenho do cão Wilson. O cachorro ajudou no resgate dos pequenos e está desaparecido. pic.twitter.com/moOZnkdJrw
— CHOQUEI (@choquei) June 12, 2023
Leia Também: Como sobreviveram as 'crianças da floresta' na Amazónia durante 40 dias