Zelensky agradece a países que "treinam" e "tratam" as forças ucranianas

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu hoje aos países que treinam as forças ucranianas e tratam dos militares feridos, num dia em que o Grupo de Contacto para a Ucrânia se reuniu na sede da NATO.

Notícia

© Reuters

Lusa
15/06/2023 23:31 ‧ 15/06/2023 por Lusa

Mundo

Ucrânia

"Glória a todos que treinam os nossos guerreiros! Que tratam e reabilitam os nossos defensores após as lesões", frisou o chefe de Estado ucraniano no seu habitual discurso noturno diário.

Zelensky agradeceu também a todos os militares: "a cada unidade, a cada brigada de combate por hoje - pelas batalhas de hoje".

O Grupo de Contacto para a Ucrânia, conhecido como Grupo Ramstein, do qual Portugal faz parte, reuniu-se hoje na sede da NATO, em Bruxelas, antes da reunião dos ministros da Defesa da Aliança.

O ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, e os comandantes militares ucranianos, informaram hoje os países aliados e parceiros sobre a situação no terreno e delinearam as suas necessidades militares.

Os Estados Unidos deram um novo sinal de apoio nesta fase da contraofensiva ucraniana, ao anunciar 325 milhões de dólares em ajuda militar adicional na terça-feira, que inclui veículos blindados e munições.

A Alemanha, Reino Unido, Polónia, Canadá, Dinamarca, Países Baixos, Noruega e Itália também anunciaram contribuições.

Reznikov saudou também os compromissos e as "notícias importantes" da coligação formada pela Dinamarca e Países Baixos para formar pilotos ucranianos em caças F-16 dos EUA.

Leia Também: AO MINUTO: EUA acusam Jack Teixeira; "Combate feroz" na linha da frente

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas