Tornados fazem mortos e feridos no Mississípi (e causam muitos estragos)
Os operacionais dos serviços de emergência estão ainda no local a avaliar os danos causados pela tempestade. Veja aqui algumas imagens captadas no local.
© Noticias ao minuto
Mundo EUA
Vários tornados varreram o estado norte-americano do Mississípi durante a noite, matando pelo menos uma pessoa e ferido quase duas dezenas, segundo avançaram as autoridades esta segunda-feira.
Os operacionais dos serviços de emergência estão ainda no local a avaliar os danos causados pela tempestade, durante a qual também se registaram temperaturas elevadas e granizo em algumas zonas, reporta a Associated Press..
As vítimas contabilizadas dizem respeito ao condado de Jasper, na zona este do Mississípi. A maioria dos feridos foi transportada para o centro médico regional, em condição estável.
Veja, a seguir, um vídeo que ilustra bem as consequências materiais destes tornados - neste caso na pequena cidade rural de Louin, que foi uma das mais afetadas.
#BREAKING #USA #Mississippi Louin, Mississippi: Video shows significant tornado damage from tornado overnight. Several residents suffered injuries and needed rescue by volunteers and emergency services. pic.twitter.com/Cwm6o0TJ3t
— National Independent (@NationIndepend) June 19, 2023
Num comunicado de imprensa divulgado na manhã desta segunda-feira, a Agência de Gestão de Emergências do Mississípi informou que mais de 49 mil casas no centro do estado estavam sem eletricidade. Dezenas de milhares de pessoas no condado de Hinds, a zona mais populosa do estado, continuavam sem eletricidade na segunda-feira de manhã, após os ventos fortes terem atingido o estado na sexta-feira.
O governador local, Tate Reeves, disse que estavam a ser organizados centros de abrigo para os desalojados, na sequência destes fenómenos meteorológicos adversos - que apesar de bastante comuns no Mississípi no início e meio da primavera, já são mais raros nesta altura do ano.
"É um jogo completamente diferente", explicou Eric Carpenter, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia, que acrescentou sobre o tema: "O que normalmente veríamos em março e abril, estamos a ver em junho".
Leia Também: Tornado causa danos na Normandia, em França. Eis as imagens
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com