A Marinha Portuguesa participa num exercício naval com o navio patrulha oceânico Sines, em conjunto com Espanha e Itália.
De acordo com um comunicado publicado no site desta força, deste exercício fazem também parte a fragata espanhola 'ESPS Santa Maria' e a fragata italiana “ITS Margottini'.
"Decorreu esta semana, em Lisboa, a ativação da "EUROMARFOR” com o propósito da participação no maior exercício organizado pela Marinha Portuguesa, o CONTEX-PHIBEX 23, que termina no próximo dia 30 de junho", lê-se na nota.
Segundo a Marinha, o exercício denominado CONTEX-PHIBEX 23 conta ainda com as "fragatas portuguesas NRP Corte-Real e NRP D. Francisco de Almeida, um navio de desembarque anfíbio espanhol, o ESPS Castilla, e um navio de desembarque anfíbio italiano, o 'ITS San Marco', juntamente com uma força de fuzileiros da Marinha Portuguesa, espanhola e italiana"
O exercício em questão tem como objetivo, de acordo com esta força, aperfeiçoar as aptidões da Força Naval Portuguesa em conjunto com as forças armadas de outros países nomeadamente, para dar dar resposta a cenários de crise.
Leia Também: Marinha termina acompamento de navio russo pelas águas portuguesas