Autoridades canadianas lançam investigação a implosão de submarino

As operações de buscas ao submarino Titan chegaram esta quinta-feira a uma trágica conclusão. Destroços encontrados junto aos escombros do Titanic levam a concluir que o submersível terá sofrido uma implosão, que a Guarda Costeira norte-americana descreveu como "catastrófica".

Notícia

© Ocean Gate / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

Hélio Carvalho
23/06/2023 21:58 ‧ 23/06/2023 por Hélio Carvalho

Mundo

Submarino Titan

O regulador de segurança de transportes canadiano (TSB, na sigla em inglês), anunciou que lançou uma investigação oficial ao incidente envolvendo o submarino Titan, da empresa OceanGate, depois de as autoridades norte-americanas concluírem que o submarino implodiu a caminho dos destroços do Titanic.

Num comunicado divulgado através das redes sociais, a TSB disse que uma equipa de investigadores já se encontra a caminho da região de Newfoundland, onde ocorreu o incidente, para recolher informação e realizar entrevistas.

O navio que mobilizou o submarino Titan, a embarcação Polar Prince, está registada no Canadá e esteve no local em que o Titan submergiu, e acabou por implodir. O incidente ocorreu em águas canadianas, ao largo da costa da região de Newfoundland e Labrador.

Como tal, as autoridades canadianas referiram que vão "conduzir uma investigação de segurança relativamente às circunstâncias desta operação conduzida pelo navio de bandeira canadiana Polar Prince".

A decisão do regulador canadiano surge horas depois de a Guarda Costeira dos Estados Unidos ter adiantado que não estava a considerar abrir neste momento uma investigação, preferindo dar prioridade imediata às buscas pelos destroços.

O submarino Titan perdeu o contacto com a superfície enquanto realizava uma expedição ao fundo do Oceano Atlântico, até aos destroços do Titanic, que afundou em 1912. A bordo seguiam cinco milionários, incluindo o CEO da empresa dona do projeto.

Na quinta-feira, depois de algumas notícias sobre sons detetados pelas autoridades, e já depois de o oxigénio calculado ter-se esgotado, foi concluído que o Titan tinha implodido com a enorme pressão da água a uma grande profundidade. Os parâmetros de segurança do projeto estão a ser questionados pelas autoridades e pela opinião pública, com algumas pessoas que andaram no veículo a assumirem a instabilidade do aparelho.

Leia Também: "Quebrei regras para construir" Titan, admitiu o CEO da OceanGate em 2021

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas