Dois caças russos Su-27 interceptaram três aeronaves militares britânicas sobre o Mar Negro em direção à fronteira russa na segunda-feira, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
De acordo com o ministério, os aviões interceptados eram um "avião de reconhecimento e guerra RC-135 e dois caças Typhoon da Força Aérea do Reino Unido", citou a Reuters.
Os aviões estrangeiros não cruzaram a fronteira e as aeronaves russas retornaram em segurança ao seu aeródromo.
"O voo dos caças russos foi realizado em estrita conformidade com as regras internacionais para o uso do espaço aéreo em águas internacionais, sem cruzar rotas aéreas ou chegar perigosamente perto de aeronaves de um estado estrangeiro", acrescentou o MoD russo.
O Ministério da Defesa do Reino Unido ainda não reagiu.
Recorde-se que a Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022 e, desde então, o conflito já causou a fuga de mais de 14,7 milhões de pessoas - 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,2 milhões para países europeus, segundo os dados da ONU.
Vladimir Putin justificou a invasão com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. Por sua vez, a comunidade internacional tem condenado o conflito e tem respondido com o envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.
Leia Também: EUA devem anunciar novo pacote de ajuda militar à Ucrânia