Aarti Holla-Maini sucederá a Simonetta Di Pippo, de Itália, e, até que assuma efetivamente o novo cargo, será Niklas Hedman, atual diretor interino da UNOOSA, a ocupar a posição.
A UNOOSA trabalha para promover a cooperação internacional no uso e exploração pacífica do espaço e na utilização da ciência e tecnologia espacial para o desenvolvimento económico e social sustentável.
"Holla-Maini traz para esta posição mais de 25 anos de experiência profissional no setor espacial, inclusive em funções de gestão e advocacia. Mais recentemente, ela ocupou o cargo de vice-presidente executiva de sustentabilidade, política e impacto na empresa NorthStar Earth&Space", indicou a ONU em comunicado.
Antes disso, a britânica passou mais de 18 anos como secretária-geral da Associação Global de Operadores de Satélite.
A experiência de Holla-Maini inclui ainda serviços como membro do Conselho do Futuro Global do Fórum Económico Mundial sobre o Espaço; membro do Conselho Consultivo da Associação da Indústria de Satélites da Índia; conselheira de política espacial do Fórum Europa e consultora especialista em gestão de tráfego espacial para estudos da União Europeia 2021-2023, entre outros.