Putin agradece a chefes de segurança trabalho realizado durante rebelião

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, agradeceu hoje aos responsáveis pela segurança do Estado o trabalho realizado durante a rebelião do Grupo Wagner, no início de uma reunião com as principais chefias militares e de segurança do país.

Notícia

© Getty Images

Lusa
26/06/2023 21:52 ‧ 26/06/2023 por Lusa

Mundo

Rússia

"Juntei-vos nesta reunião para vos agradecer o trabalho que realizaram nos últimos dias e para discutir a situação", disse Putin no início da reunião, da qual foi transmitido um pequeno segmento, pela televisão.

Nesta "reunião de trabalho" participou o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, mas não o chefe do Estado-Maior Valery Guerassimov, dois inimigos declarados do líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin.

Os mercenários do Grupo Wagner realizaram uma rebelião armada de 24 horas, liderada pelo seu líder, Yevgeny Prigozhin, no fim de semana, durante a qual tomaram a cidade de Rostov-on-Don, no sul da Rússia, e avançaram até 200 quilómetros de Moscovo.

A rebelião terminou com um acordo mediado pelo Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, que, segundo o Kremlin, estabelece que Prigozhin fique exilado na Bielorrússia, em troca de imunidade para si e para os seus mercenários.

Numa declaração à nação, hoje transmitida pela televisão, Putin propôs aos mercenários a possibilidade de ficarem na Rússia e integrarem o exército, ou de partirem para a Bielorrússia.

Leia Também: Putin falou ao país: "A tentativa de fazer confusão interna falhou"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas