Meteorologia

  • 13 NOVEMBER 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 15º

"Justiça por Naël". Mãe de jovem morto por polícia guia marcha em França

Pelo menos 150 pessoas foram detidas esta madrugada, na segunda consecutiva com tumultos no país. 

Notícias ao Minuto

15:29 - 29/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo França

Mounia, a mãe de Naël, o jovem morto pela polícia francesa em Nanterre, um subúrbio de Paris, liderou esta quinta-feira uma marcha de "comemoração" pelo seu filho, onde milhares nas ruas pediram que seja feita justiça. 

"Justiça por Naël" foi mesmo um dos 'motes' da manifestação, com a frase a constar em muitos dos cartazes que a compuseram. "A polícia mata", uma das hashtags criadas nas redes sociais para acompanhar este caso, era outra das expressões 'de ordem'.

Recorde-se que França tem sido palco de violentos protestos desde que um polícia atirou sobre o adolescente. Tudo aconteceu quando este seguia ao volante de um carro e desrespeitou a ordem de paragem dada por dois agentes.

Ao 'arrancar' de novo com o carro, Naël foi atingido a tiro por um deles. Não resistiu aos ferimentos e morreu. Alertamos que as imagens, ainda que não explícitas, podem ferir suscetibilidades:

De lembrar que o presidente francês, Emmanuel Macron, convocou hoje uma unidade de crise interministerial, após mais uma noite e madrugada marcadas pela violência. Pelo menos 150 pessoas foram detidas esta madrugada, na segunda consecutiva com tumultos no país. 

"Uma noite de violência intolerável contra os símbolos da República: câmaras municipais, escolas e esquadras de polícia incendiadas ou atacadas. 150 pessoas detidas", escreveu esta manhã o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, na sua conta na rede social Twitter.

O Governo enviou, entretanto, cerca de dois mil polícias para Nanterre.

Veja as imagens da marcha na galeria acima. 

Leia Também: Quem era Naël, o jovem morto pela polícia em Paris?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório