Pelo menos 48 pessoas morreram num acidente rodoviário em Londiani, na zona oeste do Quénia, na noite desta sexta-feira, quando um camião que transportava um contentor saiu da estrada onde seguia e embateu em vários veículos, segundo a polícia e testemunhas citadas pela Reuters.
Imagens que estão a ser difundidas na televisão mostram os destroços resultantes do acidente, que causou danos em veículos ligeiros, motociclos e vários camiões.
No mais recente balanço sobre a ocorrência, o comandante da polícia regional, Tom Odera, deu conta de que foram contabilizados 48 mortos.
"Vi um reboque em excesso de velocidade em sentido contrário. Desviei-me e evitei bater de frente com ele. A pessoa que estava atrás de mim pensou que eu queria comprar alguma coisa. Ele ultrapassou-me e foi aí que foi atingido. O reboque saiu da estrada e embateu noutros veículos", relatou Peter Otieno, um condutor que presenciou o incidente.
E acrescentou: "Vi cerca de 20 corpos com os meus próprios olhos. Havia outros corpos debaixo do veículo".
A Cruz Vermelha do Quénia informou que o camião abalroou mais de seis veículos e atropelou vários peões. Mais de 20 vítimas foram levadas para hospitais locais, segundo a fonte aqui citada.
O presidente do Quénia, William Ruto, também já reagiu ao incidente, através de uma publicação na rede social Twitter. "O país está de luto com as famílias que perderam entes queridos num terrível acidente rodoviário em Londiani", escreveu.
O chefe de Estado apontou ainda ser "angustiante que algumas das vítimas mortais sejam jovens com um futuro promissor e empresários que estavam a fazer as suas tarefas diárias".
The country mourns with the families who have lost loved ones in a horrific road accident in Londiani, Kericho County. It is distressing that some of the fatalities are young people with a promising future and business people who were on their daily chores.
— William Samoei Ruto, PhD (@WilliamsRuto) June 30, 2023
We pray for the…
O acidente é um dos mais mortíferos nas estradas do Quénia nos últimos anos. No ano passado, 34 pessoas também morreram no centro do Quénia, quando um autocarro se desviou de uma ponte e caiu no vale de um rio.
Leia Também: Quase 60 milhões em situação de insegurança alimentar no Corno de África