Somália. Três mortos em ataque do Al-Shebab a antiga base militar da UA

Um ataque do movimento extremista islâmico Al-Shebab a uma base militar da missão da União Africana (UA) perto da fronteira da Somália com o Quénia, provocou a morte de pelo menos três pessoas, segundo a imprensa somali.

Notícia

© iStock

Lusa
14/07/2023 15:50 ‧ 14/07/2023 por Lusa

Mundo

Somália

A base atacada foi recentemente entregue pela Missão de Transição da União Africana na Somália (Atmis) ao exército somali, mas as autoridades não confirmaram ainda o incidente.

O Al-Shebab, ligado à Al-Qaida, anunciou que os seus combatentes tomaram o controlo da base, situada na região de Gedo, após um confronto armado com os militares aí estacionados na sequência da partida do contingente queniano da Atmis da zona.

Os combates ocorrem poucos dias depois de as autoridades da região de Jubaland terem alertado para o facto de a retirada das forças da Atmis poder encorajar o Al-Shebab a aumentar os seus ataques na zona, segundo o portal de notícias somali Somali Guardian.

A missão da UA entregou várias bases ao exército somali nas últimas semanas, no âmbito de um processo de retirada que coincide com um aumento das ofensivas das forças armadas e das milícias locais contra o Al-Shebab.

Nos últimos meses, a Somália intensificou as ofensivas contra o Al-Shebab, com o apoio de clãs e milícias locais, no âmbito de uma série de decisões tomadas pelo Presidente, Hassan Shaykh Mohamud, que se comprometeu, aquando da sua tomada de posse, a colocar a luta contra o terrorismo no centro dos seus esforços para estabilizar o país.

Leia Também: Ataque de radicais islâmicos na Somália faz oito mortos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas