O ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália, Antonio Tajani, foi eleito este sábado como líder do partido Forza Italia, partido que foi fundado há 29 anos pelo mediático Silvio Berlusconi, que morreu no mês passado.
Segundo reporta a Reuters, o político de 69 anos foi eleito por unanimidade pelo conselho nacional do partido, na sequência do óbito do antigo líder.
Enfrenta, agora, a difícil tarefa de ajudar a robustecer os cofres de um partido cujo apoio público tem diminuído nos últimos anos, mesmo antes da morte do seu antigo líder.
Numa reunião, em Roma, dos representantes do partido, reconheceu: "Estou a receber uma herança quase impossível". E acrescentou: "Não é fácil liderar um movimento político que teve Silvio Berlusconi como líder durante quase 30 anos".
Antoni Tajani passou grande parte da carreira fora de Itália, como Comissário Europeu em Bruxelas e, até, como presidente do Parlamento Europeu.
Atualmente, o Forza Italia é uma das três peças fundamentais do governo de direita liderado por Giorgia Meloni, a par dos Irmãos de Itália - do qual a própria primeira-ministra faz parte - e do Liga, de Matteo Salvini.
Ministro dos Negócios Estrangeiros do país desde que o executivo tomou posse, em outubro do ano passado, Antonio Tajani disse ainda que o partido tem o objetivo de ser "o centro do centro-direita". E concluiu, apesar das suas alianças governativas: "Somos diferentes dos nossos aliados e não tencionamos abdicar da nossa identidade".
Leia Também: Silvio Berlusconi deixa 100 milhões de euros à companheira, Marta Fascina