Hezbollah acusa Israel de intensificar ataques antes da trégua

Um deputado do Hezbollah libanês acusou hoje Israel de ter intensificado os ataques contra Beirute para se vingar dos libaneses enquanto discute uma proposta de cessar-fogo no Líbano.

Notícia

© Getty Images

Lusa
26/11/2024 15:43 ‧ há 1 hora por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"O exército israelita (...) procura vingar-se dos apoiantes da Resistência e de todos os libaneses", declarou Amin Cherri, citado pela agência francesa AFP.

 

Cherri falou aos jornalistas ao visitar o local de um edifício que foi hoje alvo de um ataque israelita no coração de Beirute.

O ataque matou três pessoas e feriu 26, de acordo com um balanço provisório.

"Uma cintura de fogo rodeia os subúrbios do sul" de Beirute, informou a agência oficial libanesa Ani.

Israel anunciou hoje que atingiu cerca de 30 alvos no sul do Líbano, onde efetuou uma incursão terrestre na "região do rio Litani", o limite geográfico a norte do qual afirma querer fazer recuar o Hezbollah.

Uma fonte do gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse à AFP que o Gabinete de Segurança de Israel estava reunido para analisar uma proposta de cessar-fogo no Líbano.

De acordo com meios de comunicação social norte-americanos, o acordo baseia-se numa proposta dos Estados Unidos que prevê uma trégua de 60 dias.

Durante esse período, o Hezbollah e o exército israelita retirar-se-iam do sul do Líbano para deixar o exército libanês destacado na região.

A proposta inclui a criação de um comité internacional para monitorizar a aplicação do acordo, acrescentou o portal de notícias.

O conflito foi desencadeado por um ataque do grupo palestiniano Hamas em Israel em outubro de 2023, que levou a uma ofensiva israelita na Faixa de Gaza e, mais recentemente, no sul do Líbano para tentar neutralizar o Hezbollah.

Leia Também: EUA pede a parceiros do Médio Oriente enfrentarem "influências malignas"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas