Rússia garante ter impedido ataque com 28 'drones' contra a Crimeia

A Rússia afirmou hoje ter frustrado um novo ataque ucraniano com 28 'drones' contra objetos na península anexada da Crimeia, apenas um dia depois do ataque com veículos navais não tripulados na ponte de Kerch.

Notícia

© Reuters

Lusa
18/07/2023 07:00 ‧ 18/07/2023 por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

"A tentativa do regime de Kiev de levar a cabo um ataque terrorista com 28 veículos aéreos não tripulados [drones] contra objetos no território da península da Crimeia foi frustrada esta noite", afirmou o Ministério da Defesa russo, em comunicado.

O Ministério indicou que 17 drones foram destruídos pela defesa antiaérea russa e 11 suprimidos pela guerra eletrónica, garantindo que nenhum dos aparelhos atingiu o objetivo.

De acordo com o departamento chefiado por Sergey Shoigu, não houve vítimas ou danos materiais.

O governador da Crimeia imposto pela Rússia, Sergey Axyonov, voltou a pedir aos habitantes locais e aos milhares de turistas que visitam a península para manterem a calma e confiarem apenas em fontes de informação fiáveis.

O ataque ocorreu 24 horas depois de um "atentado terrorista" de dois drones de superfície ucranianos à ponte de Kerch, mais conhecida como ponte da Crimeia, que liga a península ucraniana à Rússia através do estreito de Kerch.

A Rússia atribuiu o ataque aos serviços secretos ucranianos e a "formações armadas". Pelo menos um casal da região russa de Belgorod morreu e a filha menor ficou ferida.

Parte da faixa de rodagem do troço automóvel da ponte, paralelo à via ferroviária, foi completamente destruída na direção de Taman, no território de Krasnodar, na Rússia.

No sentido oposto, Taman-Kerch, o asfalto foi deslocado entre 70 a 80 centímetros, mas a circulação foi já retomada, na sequência de várias análises e testes de carga.

Leia Também: Ataque a ponte da Crimeia? "Claro que haverá uma resposta da Rússia"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas