O ex-primeiro-ministro Boris Johnson recorreu ao Twitter para prestar uma homenagem a Vadym Prystaiko depois de este ser demitido do cargo de embaixador da Ucrânia no Reino Unido.
"É triste dizer adeus a Prystaiko, que tem sido um grande embaixador ucraniano e amigo deste país. Espero que ele apareça em breve numa outra encarnação", escreveu Boris Johnson na legenda de uma fotografia de ambos.
De recordar que, esta sexta-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afastou de funções o embaixador ucraniano no Reino Unido, que é considerado uma figura-chave nas relações entre Kyiv e Londres.
Sad to say goodbye to @VPrystaiko who has been a great Ukrainian ambassador and friend to this country. I hope he will emerge soon in another incarnation! pic.twitter.com/EciW9D6c2J
— Boris Johnson (@BorisJohnson) July 21, 2023
Apesar do decreto publicado na página da Presidência ucraniana não indicar as razões que levaram à decisão, tudo indica que se trata das críticas de Pristaiko a Zelensky, na sequência das suas declarações uma entrevista à Sky News, em que lamentou o "sarcasmo" do líder ucraniano em relação ao ministro britânico da Defesa, Ben Wallace.
Vadym Prystaiko says he doesn't think President Zelenskyy's "sarcasm" at the NATO summit "is healthy".
— Sky News (@SkyNews) July 13, 2023
"We're not expecting anybody to fight for us, we only ask for equipment," he says. https://t.co/PAiZ4D1jU3
Sky 501, Virgin 602, Freeview 233 and YouTube pic.twitter.com/p0gQI6Zcsm
Durante a cimeira da NATO, que decorreu na semana passada em Vilnius, Lituânia, Ben Wallace provocou alguma surpresa ao declarar que a Ucrânia deveria demonstrar mais gratidão pelo apoio militar ocidental, afirmando que os aliados internacionais "não são a Amazon".
Em reação, Zelensky - que tem insistido na entrega de mais armamento a Kiev - afirmou na altura que não tinha percebido as críticas de Ben Wallace e declarou que o país "sempre se mostrou grato ao Reino Unido".
Leia Também: Zelensky afasta embaixador ucraniano no Reino Unido após críticas