Fogos obrigam turistas a deixar hotéis na ilha grega de Rodes. As imagens

Centenas de turistas foram obrigados a fugir dos hotéis onde estavam hospedados, sem os seus pertences.

NotíciaVídeo

© Reprodução Twitter

Notícias ao Minuto com Lusa
22/07/2023 18:13 ‧ 22/07/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Grécia

A Grécia enfrenta uma longa onda de calor e os incêndios florestais parecem não dar tréguas, nomeadamente na ilha de Rodes, onde centenas de turistas tiveram de deixar os hotéis onde estavam hospedados.

As imagens divulgadas nas redes sociais mostram a evacuação, ao mesmo tempo que o céu aparece alaranjado e coberto de fumo. Segundo a imprensa internacional, este sábado quatro locais nas proximidade de Kiotari e Lardos foram evacuados.

Os utilizadores vão partilhando os seus relatos, com algumas queixas à mistura quanto à falta de informações por parte das autoridades e das companhias aéreas. Os turistas dizem ter deixado todos os seus pertences nos hotéis, enquanto fogem a pé.

"Jet2, onde estão vocês? Sem ajuda, contacto ou orientação. Tive de caminhar 4 milhas (pouco mais de 6 quilómetros) no calor em trilhos de terra com fumo e cinzas com uma criança de 5 anos. Sem pertences", escreveu Jon Hughes, turista, no Twitter.

"São centenas de pessoas sem nenhuma instrução ou orientação sobre o que devem fazer, sem água", escreveu outa utilizadora, identificada como Aimie Marshall.
 
"Nenhum contacto da TUIUK ou de funcionários do hotel. Houve um alerta então saímos rápido! Pouco antes de todo o hotel ser evacuado e deixados sem pertences", "Moradores, turistas e funcionários sazonais deixaram hotéis e casas em Kiotari e Lardos, devido ao incêndio florestal fora de controlo na ilha grega de Rhodes. A polícia diz que cerca de 15.000 pessoas receberam ordem de evacuação", lê-se noutras publicações.

A imprensa local diz que três hotéis foram atingidos pelas chamas.

Navios da guarda costeira e do Exército, além de barcos particulares, estão a evacuar pessoas das praias.

Os incêndios assolam a ilha há cinco dias e estão descontrolados em duas das quatro frentes, segundo a última estimativa oficial.

Os habitantes que permanecem na ilha estão, na maioria dos casos, sem eletricidade, porque a central elétrica no sul de Rodes foi desligada por segurança.

No combate às chamas, trabalham no terreno 205 bombeiros gregos com 39 viaturas e com apoio de meios aéreos, tendo ainda sido mobilizados 31 bombeiros eslovacos.

O Ministério da Proteção Civil da Grécia emitiu um alerta de alto risco de incêndio para sete das treze regiões do país: Ática, Grécia Central, Peloponeso, Grécia Ocidental, Tessália, Egeu Meridional e Egeu Norte.

A Grécia define uma onda de calor como um período em que a temperatura ultrapassa os 39 graus, sendo que, até agora, o período mais longo foram os 11 dias registados em 1987.

[Notícia atualizada às 23h29]

Veja na galeria acima um vídeo que mostra os turistas a deixar os hotéis.

Leia Também: Grécia enfrenta "provavelmente" a mais longa onda de calor da história

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas