"Attenzione, pickpocket! Attenzione, borseggiatrici" ['Atenção, carteiristas', em português] são as frases mais ouvidas ultimamente nas redes sociais. E a culpa é de Monica Poli, uma italiana que alerta os turistas para a presença de carteiristas em alguns dos pontos mais conhecidos de Itália.
Monica Poli é uma vereadora italiana pelo partido de extrema-direita Liga, fundado por Matteo Silvini. Tem 57 anos e recentemente tornou-se viral na rede social Tik Tok, onde já é conhecida pelos utilizadores como a "Diva do 'Attenzione pickpocket'".
Em entrevista ao jornal brasileiro G1, na semana passada, a mulher contou que, apesar de se ter tornado conhecida agora, a sua "missão" já tem mais de 30 anos. "Somos um grupo de voluntários que há 30 anos incomodamos carteiristas e depois chamamos a polícia. Já fazemos vídeos há algum tempo", explicou.
"Faço isso porque me importo com a mensagem de: 'Venham a Itália, mas cuidado com as vossas carteiras'", acrescentou.
@cittadininondistratti4 #BORSEGGIATRICI #VENICE #PICKPOCKETS #CITTADININONDISTRATTI #ATTENZIONE #BORSEGGIATRIGI #VENEZIA original sound - cittadininondistratti3
Os vídeos começaram a ser publicados em 2019 no grupo de Facebook 'Cittadini Non Distratti' ['Cidadãos Não Distraídos', em português], mas só se tornaram virais quando o grupo criou um perfil no Tik Tok.
As frases tornaram-se tão icónicas, que o DJ brasileiro Alok fez um remix e passou no festival Tomorrowland, um dos maiores festivais de música eletrónica do mundo, que decorre na Bélgica.
@alok lancei #festival #tomorrowland #electronicmusic #attenzione #tiktoktainment som original - alok
Leia Também: Mau tempo causa estragos na cidade italiana de Milão. As imagens