Os edifícios com os gabinetes do Senado, perto do Capitólio dos Estados Unidos, em Washington, foram evacuados, esta quarta-feira, após uma alerta para a presença de um homem armado. No entanto, de acordo com a Polícia Metropolitana de Washington, tratou-se de um falso alarme.
"Foi recebida uma chamada para um atirador ativo. Parece ter sido um falso alarme. Não houve feridos nem foi localizado nenhum atirador", disse o porta-voz do Departamento de Polícia Metropolitana de Washington, Hugh Carew, citado pela agência de notícias Reuters.
Anteriormente, pelas 15h00 locais (20h00 em Lisboa), a Polícia do Capitólio revelou que os seus agentes estavam a "fazer buscas nos edifícios do Senado e nas suas imediações, em resposta a uma chamada para o 911 [número de emergência]" e apelou aos cidadãos que se mantenham afastados da área enquanto decorre a investigação.
Na rede social Twitter (atualmente conhecida como X), a polícia especificou que "foi comunicado um possível atirador ativo", mas não havia "quaisquer relatos confirmados de tiros".
Foi ainda pedido a todas as pessoas que se encontram no interior do edifício para se "abrigarem no local".
Our officers are searching in and around the Senate Office Buildings in response to a concerning 911 call. Please stay away from the area as we are still investigating. We will continue to communicate with the public here. pic.twitter.com/vqCY0I7u8m
— The U.S. Capitol Police (@CapitolPolice) August 2, 2023
Dentro do edifício Russell do Senado, os polícias retiraram as pessoas, instando-as a saírem do prédio e afastarem-se do local.
Do lado de fora, os turistas observaram dezenas de carros da polícia que cercaram a área, noticiou a agência Associated Press (AP).
Funcionários e jornalistas que trabalham naquele prédio receberam um 'e-mail' com instruções para se abrigaram numa sala trancada, permanecerem imobilizados e silenciarem todos os aparelhos eletrónicos.
Quer a Câmara dos Representantes (câmara baixa), quer o Senado (câmara alta) do Congresso norte-americano estão neste momento em período de férias.
[Notícia atualizada às 21h55]
Leia Também: Senado dos EUA evacuado após alerta de presença de atirador