O apelo de João Lourenço foi feito hoje no ato da tomada de posse dos novos representantes diplomáticos que terão a seu cargo a abertura de três novas embaixadas numa região do mundo em que, Angola, está "mal representada", realçou.
"Os três países para onde foram indicados - Austrália, Indonésia e Timor Leste - são importantes. Justifica, portanto, a nossa presença, para que possamos reforçar os laços de amizade e de cooperação que, de alguma forma, já existem com estes mesmos países", sublinhou o chefe de Estado.
João Lourenço destacou o caso particular de Timor Leste, o único país da CPLP onde Angola não tinha ainda embaixada.
"Era uma situação incompreensível, que estamos agora a corrigir com a abertura da Embaixada da República de Angola neste país membro da nossa Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa", disse.
Dirigindo-se aos diplomatas, o chefe do executivo afirmou esperar que "consigam atrair para Angola turistas dessa região do planeta mas, sobretudo, homens de negócios que queiram fazer investimento privado direto" em Angola.
José Andrade de Lemos, que foi embaixador nos Emirados Árabes Unidos até 2019 é o novo representante em Timor-Leste.
Para a Austrália foi indicado António Manuel Luvualu de Carvalho, que se encontrava na Guiné Equatorial, e para a Indonésia seguirá Florêncio Mariano da Conceição e Almeida, que cessou funções no Brasil em março deste ano.
Leia Também: Angola com novos embaixadores em Timor-Leste, Austrália e Indonésia