Um homem foi apanhado com dez quilos de anfetaminas e, posteriormente, detido no ano de 2013 por tráfico de droga, em Espanha. Passados 11 anos e com um julgamento tardio, o então detido conseguiu agora uma pena menor e não deverá ser preso.
Segundo relata a Telecinco, o homem esteve em prisão preventiva durante sete meses e saiu em liberdade após ter pagado uma fiança de 3.000 euros, em 2013.
O homem pertencia a um grupo de tráfico de droga que, um ano antes da sua detenção, chegou a passar perto de 500 quilos de marijuana da Catalunha para França.
Uma operação que o colocou debaixo de olho da Guardia Civil e, um ano mais tarde, acabaria então por ser detido, juntamente com outros membros do grupo.
Apesar de a investigação ter acontecido há mais de dez anos, a data do julgamento tardou em sair, sendo marcada apenas para dia 1 de outubro deste ano pela 'Audiencia Provincial de Cantabria'.
Tendo em conta os anos passados sem existir um julgamento e uma sentença, o Ministério Público chegou a um acordo com os acusados. A este homem atribuiu uma pena de dois anos de prisão e uma multa de 120.000 euros ao arguido por um crime contra a saúde pública.
A estação televisiva espanhola escreve que, uma vez que é uma pena menor, o arguido não deverá ir para a prisão. Já a multa, se se declarar insolvente, poderá ter a possibilidade de não a pagar.
Leia Também: Espanha com inflação estimada de 2,4% em novembro