As autoridades da California, nos Estados Unidos, capturaram quatro suspeitos de múltiplos arrombamentos de casas em South Lake Tahoe. No entanto, por espanto dos agentes, os culpados eram uma ursa fêmea e três das suas crias.
Ao que noticia a Associated Press, que cita um comunicado do Departamento de Pesca e Vida Selvagem do estado, as amostras de ADN nos locais confirmaram que a ursa negra e os seus três pequenos cúmplices foram responsáveis por, pelo menos, 21 casos de danos materiais desde 2022.
A mãe ursa e as suas crias foram "imobilizados com segurança" na sexta-feira. A fêmea adulta será levada para um extenso santuário de vida selvagem perto de Springfield, Colorado.
As suas crias poderão ir parar a um centro de reabilitação no condado de Sonoma, na Califórnia, "na esperança de poderem interromper os comportamentos negativos que aprenderam com a mãe e poderem ser devolvidas à natureza", refere o comunicado.
A fêmea é um dos três ursos adultos identificados no ano passado como sendo responsáveis por 150 relatórios de incidentes, incluindo danos materiais, na região dos lagos que se estende pelo Norte da Califórnia e pelo Nevada.
Inicialmente, pensava-se que um único urso preto de grandes dimensões, apelidado pelo público de 'Hank the Tank', que andava a invadir casas. Eventualmente, a Fish and Wildlife anunciou que, na realidade, eram três ursos diferentes os responsáveis pelo caos.
Leia Também: Urso solta-se em porão de avião da Iraqi Airlines e atrasa voo