CE vai financiar Ucrânia e Moldova com dinheiro que era para a Rússia

Em causa estão 135 milhões de euros.

Notícia

© FRANCOIS WALSCHAERTS/POOL/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
16/08/2023 16:59 ‧ 16/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

CE

A Comissão Europeia (CE) anunciou um financiamento de 135 milhões de euros para a Ucrânia e Moldova, que se destinavam, originalmente, à Rússia e Bielorrússia. 

Estes fundos fazem parte dos programas Interreg NEXT, que a CE decidiu suspender para a Rússia e Bielorrússia devido à guerra na Ucrânia. Assim, em comunicado, a CE explica que os fundos serão transferidos para outros programas Interreg com a Ucrânia e a Moldova.

"A decisão de cancelar a cooperação prevista inicialmente com a Rússia e com a Bielorrússia nos nossos programas Interreg é resultado da brutal guerra da Rússia contra a Ucrânia", disse a comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.

"Estou feliz que os fundos inicialmente planeados para esta cooperação agora beneficiem os programas da UE com a Ucrânia e a Moldova. Isto ajudará a fortalecer a colaboração entre as regiões da UE e as partes interessadas locais com parceiros ucranianos e moldavos", acrescentou.

Recorde-se que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado. O presidente russo, Vladimir Putin, justificou o sucedido com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. 

O conflito tem sido condenado pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: Ocidente? Não querem "paz", "estão a ganhar dinheiro com esta guerra"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas