A Comissão Europeia (CE) anunciou um financiamento de 135 milhões de euros para a Ucrânia e Moldova, que se destinavam, originalmente, à Rússia e Bielorrússia.
Estes fundos fazem parte dos programas Interreg NEXT, que a CE decidiu suspender para a Rússia e Bielorrússia devido à guerra na Ucrânia. Assim, em comunicado, a CE explica que os fundos serão transferidos para outros programas Interreg com a Ucrânia e a Moldova.
"A decisão de cancelar a cooperação prevista inicialmente com a Rússia e com a Bielorrússia nos nossos programas Interreg é resultado da brutal guerra da Rússia contra a Ucrânia", disse a comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.
"Estou feliz que os fundos inicialmente planeados para esta cooperação agora beneficiem os programas da UE com a Ucrânia e a Moldova. Isto ajudará a fortalecer a colaboração entre as regiões da UE e as partes interessadas locais com parceiros ucranianos e moldavos", acrescentou.
We have decided to transfer to Ukraine and Moldova €135 million originally earmarked for Russia and Belarus.
— European Commission (@EU_Commission) August 16, 2023
This decision follows the suspension of cooperation with Russia and Belarus in the Interreg programmes.
Recorde-se que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado. O presidente russo, Vladimir Putin, justificou o sucedido com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia.
O conflito tem sido condenado pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.
Leia Também: Ocidente? Não querem "paz", "estão a ganhar dinheiro com esta guerra"