Queima do Corão? Reino Unido alerta para possíveis ataques na Dinamarca

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido informou que as autoridades dinamarquesas já impediram uma série de atentados planeados no país e efetuaram várias detenções.

Notícia

© Hakan Akgun/ dia images via Getty Images

Notícias ao Minuto
18/08/2023 19:59 ‧ 18/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Dinamarca

O Reino Unido pediu aos seus cidadãos, esta sexta-feira, para estarem atentos quando viajarem para a Dinamarca, devido à ocorrência de possíveis ataques. Isto após ativistas anti-islâmicos na Dinamarca e na Suécia terem queimado cópias do Corão em praça pública, o que causou indignação entre os muçulmanos, reporta a Reuters.

Tanto o Reino Unido, como o governo dos Estados Unidos tinham já alertado para a possibilidade de ataques na vizinha Suécia, que elevou o seu alerta de terrorismo para o segundo nível mais alto na quinta-feira.

Numa atualização, esta sexta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido destacou: "É provável que os terroristas tentem realizar ataques na Dinamarca. Os ataques podem ser indiscriminados, incluindo em locais frequentados por estrangeiros".

A mesma fonte revelou ainda que as autoridades dinamarquesas já impediram uma série de atentados planeados no país e efetuaram várias detenções.

A Suécia também revelou ter impedido ataques na sequência desses episódios de queima de cópias do Corão e de outros atos contra aquele tido como o texto mais sagrado do Islão, que indignaram o povo muçulmano e motivaram ameaças por parte de jihadistas. 

Na sexta-feira, o Governo sueco declarou que tinha reforçado a segurança nas embaixadas e noutras missões diplomáticas devido ao aumento das ameaças contra os interesses suecos no estrangeiro.

Tanto o governo dinamarquês como o sueco condenaram as queimas e estão a considerar a possibilidade de alterar a legislação de modo a impedir as mesmas, mas os críticos nacionais afirmam que tais medidas devem preservar a liberdade de expressão protegida nas suas constituições.

Leia Também: Suécia eleva alerta terrorista após casos de profanação do Corão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas