Oito pessoas, incluindo sete crianças, ficaram presas num teleférico, esta manhã de terça-feira, no norte do Paquistão.
As crianças, que ficaram suspensas no ar com um professor pelas 7h00 (3h00 em Lisboa), deslocavam-se para a escola, que se situa numa área montanhosa de Battagram, a cerca de 200 quilómetros de Islamabad, relatou a agência Reuters.
De acordo com as autoridades, um cabo partiu-se, fazendo com que os jovens ficassem suspensos a cerca de 274 metros acima do solo.
O mesmo meio adiantou que o teleférico está seguro apenas por um cabo. Assim, a missão de resgate é complexa devido aos ventos e às hélices dos helicópteros militares acionados, que podem desestabilizar ainda mais o teleférico.
As equipas de resgate estão, por isso, a procurar outras opções para salvar os jovens, com recurso a cordas e escadas. Entretanto, um militar já forneceu água, comida e medicamentos de emergência às crianças, para as estabilizar antes do eventual resgate, noticiou o The Washington Post.
Inicialmente, foi divulgado que estariam seis crianças e dois professores no interior do teleférico. Contudo, a informação foi atualizada por um oficial local, identificado como Muzaffar Khan.
Um jovem de 20 anos que se encontra no interior do teleférico contou ao canal local Geo News que se fazia acompanhar por estudantes com idades entre os 10 e os 15 anos, tendo um dos jovens desmaiado devido à ansiedade.
De notar que a população desloca-se entre as regiões montanhosas através de teleféricos. Nessa linha, o primeiro-ministro paquistanês, Anwaar-ul-Haq Kakar, expressou preocupação com o acidente, adiantando que pediu a inspeção dos restantes teleféricos.
The chairlift accident in Battagram, KP is really alarming. I have directed the NDMA, PDMA and district authorities to urgently ensure safe rescue and evacuation of the 8 people stuck in the chairlift.
— Anwaar ul Haq Kakar (@anwaar_kakar) August 22, 2023
I have also directed the authorities to conduct safety inspections of all such…
A operação de resgate está em curso, sendo que poderá prolongar-se até à noite.
Assista ao vídeo na galeria acima.
[Notícia atualizada às 13h23]
Leia Também: Autoridades paquistanesas detiveram líder de partido da oposição