Outras 11 crianças ucranianas regressaram ao país natal vindas da Rússia e de regiões ocupadas pelo Kremlin.
A informação foi avançada pelo diretor da organização Save Ukraine, Mykola Kuleba, que deu conta do regresso dos menores através da rede social X (antigo Twitter).
“Outras 11 crianças ucranianas foram resgatadas da Rússia e dos territórios temporariamente ocupados. Estamos felizes por divulgar esta boa notícia”, escreveu o responsável, partilhando um vídeo da chegada dos jovens.
E continuou: “Até hoje, a equipa da Save Ukraine já conseguiu resgatar 161 crianças. Estamos gratos a todos os que nos apoiam neste trabalho desafiante, mas vital.”
De salientar que o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de captura para o presidente russo, Vladimir Putin, acusado de alegadamente cometer o crime de guerra de deportação forçada de menores ucranianos de áreas capturadas durante a guerra.
Cerca de 1.300 foram colocadas em orfanatos russos e 358 estão com famílias de acolhimento.
Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A entidade confirmou ainda que já morreram mais de 9.444 civis desde o início da guerra e 26.384 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.
Leia Também: AO MINUTO: Drone abatido perto de Moscovo; Rússia "tentará recuperar"