Um "problema técnico" registado, esta segunda-feira, nos controladores de tráfego aéreo dos Serviços Nacionais de Tráfego Aéreo (NATS, na sigla em inglês) do Reino Unido está a provocar atrasos de até 12 horas nos voos.
Segundo a Sky News, o problema já foi "identificado e resolvido". "Estamos agora a trabalhar em estreita colaboração com as companhias aéreas e os aeroportos para gerir os voos afetados da forma mais eficiente possível", garantiu, acrescentando que os "engenheiros irão monitorizar cuidadosamente o desempenho do sistema".
"O problema do planeamento de voos afetou a capacidade do sistema para processar automaticamente os planos de voo, o que significa que os planos de voo tiveram de ser processados manualmente, o que não pode ser feito com o mesmo volume, daí a necessidade de restrições ao fluxo de tráfego", explicou.
Os Serviços Nacionais de Tráfego Aéreo lamentaram ainda "as perturbações que a situação está a causar" e aconselhou os viajantes a contactar a sua companhia aérea para obter informações sobre os impactos nos voos.
Leia Também: Reino Unido investiga 88 mortes relacionadas com 'sites' canadianos