Brasileiro condenado a perpétua ainda a monte. EUA admitem "erro humano"
A forma como Danilo Cavalcante fugiu não é pioneira, tendo já acontecido na mesma prisão. Responsáveis admitem que possa haver "erro humano". Brasileiro foi condenado a prisão perpétua por matar namorada com quase 40 facadas.
© @Chester County District Attorney's Office/ Twitter
Mundo EUA
As imagens da fuga de Danilo Sousa Cavalcante de uma prisão no condado de Chester, no estado norte-americano de Pensilvânia, estão a tornar-se virais nas redes sociais.
A fuga, que aconteceu a 31 de agosto, foi gravada por câmaras de segurança do estabelecimento prisional e partilhada pelas autoridades, que pouco mais de uma semana depois continuam à procura do brasileiro, que estava cumprir uma pena de prisão perpétua.
Esta fuga, de um condenado a perpétua por ter assassinado a namorada com quase 40 facadas (em frente aos filhos dela), causou o caos e o terror na comunidade, tendo sido dada ordem de encerramento a várias escolas durante dias.
O diretor da prisão, Howard Holland, disse, na quarta-feira, que as autoridades só deram pela falta de Danilo, de 34 anos, cerca de uma hora depois de este ter escalado uma parede e ter conseguido escapar. Mas aquilo que parece uma ideia incrível, não é pioneira.
Já em 2019, um outro prisioneiro escalou a parede e conseguiu fugir dessa forma, tendo sido encontrado no dia seguinte, a quase 2,5 km da prisão.
O mesmo prisioneiro tentou fazer o mesmo em maio deste ano, mas acabou por ser 'apanhado' em minutos, segundo o que Holland explicou.
Em conferência de imprensa, citada pelo New York Times, o responsável explicou que o estabelecimento foi reforçado no telhado, por forma a impedir que os prisioneiros, mesmo que conseguissem escalar, pudessem sair da prisão. Ainda assim, este reforço não foi suficiente para para Danilo.
"A única coisa que não tivemos em conta foi uma falha da parte humana", continuou o responsável, adiantando que o guarda que estava a vigiar as câmaras não terá visto o momento de fuga - encontrando-se, ainda assim, em licença administrativa. "Só nos focamos na infraestrutura", rematou.
Entretanto, Danilo já foi captado por câmaras de segurança, com a mesma roupa com que fugiu.
ACTIVE MANHUNT UPDATES
— Chester County District Attorney's Office (@chescoda) September 5, 2023
Law enforcement received information about a new sighting of escaped convict Danelo Cavalcante early on 09/05/23. The PSP & the Chesco District Attorney’s Office are releasing the still photos. The fugitive has not changed his appearance. pic.twitter.com/l2bXdb1Ou8
As autoridades acreditam que o homem está a tentar voltar para o Brasil, passando primeiro pelo México.
Leia Também: Cadela fugiu de casa e foi encontrada a assistir a concerto dos Metallica
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com