Polícia já tinha ido em 2022 a casa de YouTuber detida por maus-tratos

Em causa, está uma chamada feita por uma vizinha de Ruby Franke, na qual esta disse que tinha provas de que as crianças estavam há pelo menos quatro dias sozinhas.

Notícia

© Reprodução/X

Notícias ao Minuto
08/09/2023 14:28 ‧ 08/09/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

As autoridades já tinham sido chamadas em 2022 à casa da YouTuber Ruby Frank, que tem seis filhos e foi detida por abuso infantil no início deste mês na na cidade de Ivins, no estado norte-americano do Utah.

A informação consta de um relatório citado, esta sexta-feira pela NBC News, que dá conta de que a situação se deu em setembro do ano passado.

Segundo a nota, uma vizinha terá chamado as autoridades, depois de os filhos terem, alegadamente, ficado sozinhos em casa durante vários dias. 

A vizinha teria um vídeo que provava que Ruby Franke teria deixado os filhos sozinhos a 14 de setembro, quatro dias antes de as autoridades serem chamadas.

O Departamento de Crianças e Família terá mesmo tentado acompanhar este caso, mas, de acordo com a NBC News, as crianças não terão falado.

Terá sido um dos filhos, com 12 anos, a conseguir fugir e a denunciar o caso. De acordo com um comunicado do Departamento de Segurança Pública de Santa Clara-Ivins, a criança estava "extremamente magra e desnutrida, com feridas abertas e fita adesiva à volta das extremidades". 

O seu estado de saúde "era tão grave" que foi assistido por uma equipa de emergência e "transportado para um hospital da zona".

Já de acordo com a polícia local, uma outra criança, uma menina de 10 anos, foi também encontrada desnutrida e levada para o hospital para observação. Outros dois filhos de Ruby Franke foram também colocados sob custódia dos serviços de proteção de menores. 

A 'youtuber' foi posteriormente detida, juntamente com a sua sócia, Jodi Hildebrandt. Segundo a Sky News, ambas criavam vídeos de aconselhamento parental que promoviam um estilo de educação severo. O canal '8 Passangers' foi criado no Youtube em 2015 e contava já com 2,3 milhões de subscritores, que seguiam a vida o estilo da família pertencente à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Ruby Franke foi presente a um juiz, que lhe recusou liberdade sob fiança devido à "gravidade dos ferimentos dos seus dois filhos que se encontravam em casa" e ao facto de quatro crianças terem sido colocadas à guarda da proteção de menores. 

Leia Também: 'Youtuber' que dava conselhos parentais acusada de seis crimes de abuso

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas