Cerca de uma em cada três mulheres cirurgiãs no Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) foram alvo de algum tipo de agressão ou assédio sexual nos últimos cinco anos, durante o exercício das suas funções. A conclusão é do inquérito 'Movimento MeToo para a cirurgia', ao qual o The Guardian teve acesso, que também detalha casos de violação.
O Royal College of Surgeons [equivalente a Ordem dos Médicos] descreveu os resultados deste inquérito como "verdadeiramente chocantes".
Várias profissionais de saúde alegam que foram vítimas de abusos sexuais durante operações cirúrgicas, registando-se um padrão nas características das vítimas, que são normalmente profissionais novatas ou estagiárias. Já os agressores são médicos seniores, com vários anos de experiência, refere a BBC.
O inquérito revelou que 30% das mulheres cirurgiãs que responderam afirmaram ter sido vítimas de agressão sexual, 29% das mulheres sofreram avanços físicos indesejados no trabalho, mais de 40% receberam comentários indesejados sobre o seu corpo e 38% foram alvo de "brincadeiras" sexuais no trabalho.
Quase 90% das mulheres afirmaram ter testemunhado uma conduta sexual incorreta nos últimos cinco anos, com 81% dos homens a darem a mesma resposta.
Os resultados configuram num estudo levado a cabo pela Universidade de Exeter, pela Universidade de Surrey e pelo Grupo de Trabalho sobre Má Conduta Sexual em Cirurgia.
A BBC reporta ter contactado mulheres que foram alvo de agressão sexual na sala de operações, enquanto decorria uma cirurgia. O assédio sexual, agressão sexual e até violação foram referidos como um 'segredo conhecido' do meio.
A estação britânica descreve histórias de mulheres que foram acariciadas por baixo das batas, de cirurgiões que limparam o suor da testa ao peito de mulheres na sala de operações e de médicos a esfregar pénis eretos contra colegas e subordinadas mulheres. Algumas reportam ter recebido ofertas de oportunidades de carreira em troca de sexo.
Leia Também: MP acusa ex-padre de Murça dos crimes de violação e usurpação de funções