Mulher do traficante 'El Chapo' poderá ser libertada esta quarta-feira

Emma Coronel, esposa do traficante de drogas El Chapo, deve ser libertada, dizem autoridades dos EUA.

Notícia

© Jeenah Moon/Reuters

Notícias ao Minuto
13/09/2023 09:56 ‧ 13/09/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

El Chapo

A mulher do traficante de droga mexicano Joaquin 'El Chapo' Guzman poderá ser libertada esta quarta-feira, em Los Angeles, nos Estados Unidos, de acordo com o Departamento de Prisões, depois de ter sido presa em 2021 por colaborar com o marido, revela a agência Reuters.

Emma Coronel, de 34 anos, foi condenada a três anos de prisão em 2021 por um tribunal norte-americano em Washington, após admitir ter colaborado com o marido no cartel de droga de Sinaloa, incluindo na lavagem de dinheiro, distribuição ilegal de estupefacientes e envolvimento em transações financeiras.

Segundo a Reuters, o juiz que a condenou terá dito que a mulher de 'El Chapo' assumiu rapidamente a responsabilidade pelos seus atos e concordou em confiscar quase 1,5 milhões de dólares provenientes da atividade criminosa para o governo dos EUA, tendo a sua sentença de três anos sido posteriormente reduzida.

O site 'Bureau of Prisons' - que administra prisões federais que oferecem trabalho e oportunidades para ajudar os infratores - terá declarado que libertaria Coronel esta quarta-feira de uma prisão de baixa segurança em Los Angeles, sem acrescentar mais detalhes sobre o caso.

Enquanto isso, 'El Chapo' cumpre pena de prisão perpétua nos EUA, país para onde foi extraditado em 2017, após duas fugas de prisões de segurança máxima mexicanas, uma delas depois de cavar um túnel de um quilómetro de extensão na sua cela. 

Durante mais de 20 anos, 'El Chapo' liderou o cartel de Sinaloa, uma organização de tráfico de droga que atuava entre os EUA e o México. Além da condenação por tráfico de droga, foi também condenado por violência com armas e branqueamento de dinheiro.

Emma Coronel tem filhas gémeas em comum com o traficante Joaquin Guzman, que conheceu quando era muito jovem e se casou em 2007, aos 18 anos.

Leia Também: Espanha. Fingiam ser empresa de mudanças para transportar droga em móveis

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas