Líbia. Rússia envia ajuda humanitária para mitigar efeitos do ciclone

A Rússia enviou hoje um avião com ajuda humanitária para a Líbia para aliviar os efeitos do ciclone Daniel, que deixou no leste do país pelo menos 7.000 mortos, mais de 100.000 desaparecidos e mais de 30.000 deslocados.

Notícia

© Reuters

Lusa
15/09/2023 11:53 ‧ 15/09/2023 por Lusa

Mundo

Líbia

O Ministério das Situações de Emergência da Rússia informou hoje que o avião Il-76 transporta tendas, cobertores, centrais elétricas móveis e projetores para iluminar as zonas de busca e salvamento, entre outros materiais.

A ajuda foi enviada para a Líbia por ordem do Presidente russo, Vladimir Putin, e do diretor do ministério, Alexandr Kurenkov.

Segundo a ONU, 884.000 pessoas precisam de ajuda, mas um quarto de milhão delas tem necessidades urgentes.

Em Derna, a quarta maior cidade da Líbia, com 120.000 habitantes, cerca de 17 horas de chuvas torrenciais fizeram ruir duas barragens, situadas a poucos quilómetros de zonas habitadas, e, no espaço de apenas 30 minutos, o ciclone arrastou para o mar bairros inteiros e as quatro pontes que atravessam o rio.

As várias equipas mobilizadas por organizações não-governamentais e pela comunidade internacional foram bloqueadas pela destruição total das estradas que conduzem a Derna, pela falta de fornecimento de eletricidade e pela rutura das telecomunicações. 

Leia Também: Líbia. Há corpos a surgir em praias a quilómetros de distância de Derma

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas