O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, referiu que os Estados Unidos controlam as ações militares na Ucrânia, acrescentando que Washington está, de facto, a travar uma guerra contra a Rússia através do fornecimento de armas.
"Não importa o que digam, eles [os EUA] controlam esta guerra, fornecem armas, munições, informações de inteligência, dados de satélites. Estão a travar uma guerra contra nós", afirmou, num comentário no programa 'Moscovo. Kremlin. Putin', transmitido pelo canal de televisão Rossiya-1 e citado pela TASS.
As declarações acontecem após os Estados Unidos se terem mostrado disponíveis para fornecer projéteis de longo alcance com urânio empobrecido à Ucrânia.
"Não posso comentar as suas declarações (...), mas o facto é que isso não vai mudar a essência do que está a acontecer na Ucrânia, é óbvio. O que está a acontecer é que a Ucrânia está preparada, há muito tempo, para infligir uma derrota estratégica à Rússia usando as suas mãos e os seus corpos", frisou ainda.
Recorde-se que o Pentágono anunciou uma ajuda adicional à segurança de Kyiv no valor de 175 milhões de dólares, com munições de urânio empobrecido, eficazes contra tanques e veículos blindados. As munições destinam-se aos tanques de batalha norte-americanos Abrams.
Leia Também: Mísseis atingem fábrica de reparação de veículos blindados na Ucrânia